“A poesia sensibiliza qualquer ser humano. É a fala da alma, do sentimento. E precisa ser cultivada.” Afonso Romano de Sant’Anna.
As
crianças em séries iniciais tem preferência por atividades lúdicas em
que a afetividade possa ser declarada de forma natural, por isso o
trabalho com poesias pode ser realizado de inúmeras maneiras e de forma
interdisciplinar, onde o professor desenvolva os conteúdos maneira
transversal e as crianças se sentem motivadas a participar e construir o
conhecimento de forma natural, significativa, espontânea e motivadora.
Pela capacidade de sua forma lúdica, a poesia amplia as possibilidades
de comunicação e expressão e promove o interesse por diferentes gêneros
orais e escritos.
Para
trabalhar com poesia, inicialmente o professor deve partir de uma
leitura poética do mundo, fazendo da poesia motivo de apreciação lúdica e
de motivação para a produção de intertextualidade (relação existente
entre textos diversos, da mesma natureza ou de naturezas diferentes e
entre o texto e contexto) e isso pode ser feito brincando com palavras.
Ana Elvira Gerbara, no seu texto “O
poema, um texto marginalizado”, sugere quatro momentos para o trabalho
com a linguagem poética. O primeiro consiste na leitura contemplativa,
onde a criança é sensibilizada para as sensações e emoções que a leitura
da poesia desperta. O segundo momento é a apresentação da autora e obra
aos alunos. O terceiro chama-se contentamento geral, em que o poema é
analisado, discutido, trabalhado e brinca-se com as palavras e a
estrutura do mesmo. O quarto e último momento é a síntese da poesia,
quando a história é recontada e/ou reinventada pelos leitores, através
de outros poemas, textos, ilustrações, entre outras formas textuais.
Salienta-se aqui que, reinventando textos a criança pode reinventar a
própria história, com liberdade de criação, ela liberta o seu “eu”,
mostrando espaços desconhecidos de si mesma.
O
professor pode organizar situações que envolvam música, explorar datas
comemorativas, dramatizações, rimas, coros falado, integrar as TIC ao
processo de estudo e leitura das poesias. Existem muitas possibilidades
de promover aulas contextualizadas e dinâmicas utilizando a poesia na
sala de aula em séries inicias despertando nas crianças o gosto pela
leitura e escrita, bem como desenvolvendo a interpretação das situações e
o uso da linguagem conotativa. Outra maneira que de trabalhar a poesia é
através do desenho, fazendo a criança expressar seu entendimento sobre o
texto.
Trabalhar
com poesia em pares é muito interessante. Este trabalho é realizado de
duas maneiras: primeiro, através da leitura da poesia, depois são
propostas as atividades interpretativas, nada de questões objetivas, já
que cada pessoa interpreta um texto de forma diferente, mas de maneira
coerente. As duplas conversam sobre o texto e escrevem o que foi
entendido.
A
interação com a poesia é uma das responsáveis pelo desenvolvimento
pleno da habilidade linguística da criança e do adolescente, através do
acesso e da familiaridade com a linguagem conotativa e desenvolvimento
da sensibilidade para a compreensão de si própria e do mundo, o que faz
deste tipo de linguagem uma ponte fundamental entre o indivíduo e sua
vida. Através do uso deste gênero de leitura, é visível o
desenvolvimento da atenção, curiosidade e concentração que a poesia
proporciona.
É
proveitoso ressaltar também que construir um cantinho para fixar vários
tipos de poesia é um método eficaz para o incentivo da leitura e
interpretação poética, pois quanto mais se lê, mais se aprende e cria o
hábito da leitura não só de poesia como de outros tipos de textos
também. Portanto devemos lembrar que trabalhar a poesia ligada à data
comemorativa só se torna sem criatividade e método empobrecido, quando a
poesia só é lembrada nestas datas. Por isto o ideal do trabalho com
poesias é envolver as crianças levando-as a viajarem na imaginação,
desenvolvendo nelas o gosto pela leitura, poder de observação, gosto
artístico, desenvolvimento de atitudes, visando estabelecer uma relação
entre o mundo da fantasia e a realidade.
Todas
as estratégias capazes de aguçar a sensibilidade da criança e do
adolescente para a poesia são válidas. É interessante para isso, que a
poesia seja freqüentemente trabalhada em sala de aula para que ocorra um
interesse por ela. Algumas escolas e livros didáticos primam pela
análise estrutural da poesia, trabalhando esta somente pela sua sintaxe,
ressalta-se a importância da leitura sensitiva da poesia e dos seus
reais sentidos, pois a poesia é para ser sentida, muito mais que
compreendida.
Desta
forma, compreende-se que é importante conhecer a grande variedade e
diversidade de textos que percorrem a sociedade, juntamente com suas
funções sociais para que, assim, apresente à criança e utilize-os de
forma significativa, criativa e qualitativa em sala de aula. Fugindo do
convencional no ensino da leitura e escrita, promovendo a ludicidade e
atraindo as crianças e adolescentes de uma forma descontraída e leve, a
poesia preenche todos os requisitos para estimular a afetividade, o
prazer do ler, propiciar a livre interpretação e desenvolver a
aprendizagem.
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